sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

SERÁ QUE VOCÊ É DISLÉXICO ?



SERÁ QUE VOCÊ É DISLÉXICO ?

Débora é uma menina que demora para copiar as palavras do quadro-negro, troca letras na hora de escrever, não memoriza as informações que acabou de ouvir e, nas redações apresenta um vocabulário pobre. Vira e mexe, ela para com suas atividades e conversa com suas colegas de classe.
É típica aluna que faz qualquer professora pensar: "Essa menina vai me dar trabalho". O comportamento de Débora, no entanto, nada tem a ver com preguiça ou relaxo.
Vamos desvendar esse mistério ?
Qual o significado da palavra dislexia ? Do Latim - Dys: dificuldade e lexia: palavra.
De acordo com o livro de Classificação de Doenças (CID-10 - F81.0), Dislexia não é doença e , sim, um distúrbio hereditário com alterações genéticas.
A Dislexia é um distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita, cálculo e soletração. É um dos distúrbios de maior incidência nas salas de aula.
ao contrário do que muitos pensam, a Dislexia não é resultado de má alfabetização, desatenção, desmotivação,, condições sócio-econômica ou baixa renda.
A Dislexia deve ser diagnosticada por uma equipe "multidisciplinar", levando-se em consideração os fatores abaixo relacionados. Fique alerta se a criança apresentar alguns desses sintomas:
1. imaturidade no trato com outras crianças; 2. fraco desenvolvimento da fala e da linguagem; 3. atraso no desenvolvimento visual; 4. dificuldade em aprender rimas e canções. 
E o adulto disléxico? Quais as dificuldades que irá apresentar? 1. dificuldade na leitura e na escrita; 2. dificuldade para soletrar; 3. memória imediata prejudicada; 4. dificuldade em direita/esquerda; 5. dificuldade para aprender uma segunda língua.
A equipe multidisciplinar é indispensável neste momento, principalmente nas áreas da psicomotricidade, ludoterapia, psicologia, psicopedagogia e fonoaudiologia, além das atividades esportivas.
A criança disléxica requer uma estratégia de trabalho diferenciada, junto à escola, professores, familiares e especialistas das áreas da saúde e educação, conscientizando-a de seus direitos e deveres; desta forma aumentando sua auto-estima, proporcionando uma boa qualidade de vida e um futuro promissor.

Vitória Régia - Diretora da Clínica COR
Direitos exclusivos da Clínica COR - Artigo autorizado para publicação. Tel: 3624-5550
apoiocor.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares