PSICOMOTRICIDADE - DEFINIÇÕES E BENEFÍCIOS



            O Brasil recebeu e recebe influência da Escola Francesa de Psicomotricidade. Ao longo dos anos, os franceses pesquisaram a importância do movimento humano. Alguns destes teóricos são Décroly, Jean Le Boulch e Dra. Giselle Soubiran. Na Rússia, surgiram outros estudiosos: Vygostsky e Luria, que pesquisaram aspectos do cérebro. Pesquisadores na área do estudo do corpo, movimento e sua relação com a mente, se destacaram ao longo dos anos, como por exemplo: Schilder; Henri Wallon; Heyer; Bergés (seguidor de Ajuriaguerra).
            No Brasil, alguns mestres vieram trabalhar, por exemplo: Dra. Dalila de Costallat e Dra. Helena Antipoff. Dra Beatriz Loureiro, em 1973 inicia seu trabalho na área da Psicomotricidade com a Dra. Helena Antipoff.
 A Psicomotricidade tem uma concepção holística do ser humano: cognitivo, emocional e afetivo. O terapeuta através da observação e mediação proporciona ao aluno momentos individualizados para trabalhar as condutas motoras inadequadas, resultando em um ato motor harmônico. Estas condutas podem estar ligadas aos seguintes problemas: desenvolvimento e maturação psicomotora ou aprendizagem. As Áreas Psicomotoras trabalhadas são: Esquema e Imagem Corporal; Lateralização; Noção Espaço-Temporal; Ritmo; Coordenação Global e Fina; Equilibração e Tonicidade (hipotonicidade e hipertonicidade).


ATENDIMENTO TERAPÊUTICO  CLÍNICO
          No atendimento psicomotor as propostas são elaboradas para desenvolverem as áreas psicomotoras de forma integral, mesmo que no planejamento tenha uma divisão didática, cada proposta tem um foco principal e as outras áreas também são desenvolvidas. Quando uma criança pula corda, desenvolve: aspectos motores/poder fazer (pular; girar os braços) , emocional/querer fazer ("Sou capaz de realizar a atividade de pular corda") e aspectos cognitivos/saber fazer (contagem da quantidade de vezes da ação de pular a corda). 



Crianças e adolescentes nas seguintes áreas:
·         Necessidades Especiais (Síndrome de Down e Autista)
·         Dificuldades /  Distúrbio de Aprendizagem
·         Atraso Motor
·         Déficit de Atenção
·         Disgrafia (letra ilegível)
·         Síndrome de Irlen
·         Alteração do Processamento Auditivo
·         Apraxia da Fala na Infância

"Seu cérebro pode continuar aprendendo do nascimento até o fim da vida." (Marian Diamond)


QUEM SE BENEFICIA COM A PSICOMOTRICIDADE ?Bebê Prematuro, crianças, adolescentes, adultos e geronte.

* A Psicomotricidade é uma terapia que beneficia desde a fase do bebê até o geronte (terceira idade); * As grávidas e as mães que estão no momento da amamentação podem ter  grandes benefícios com a relaxação;* Pessoas que tiveram AVC, neste caso a terapia precisa atuar logo no começo;* Bebê, criança e adolescente com Deficiência Intelectual;* Bebê prematuro: como ele não desenvolveu-se completamente na gestação, necessita de estímulo para obter um melhor desenvolvimento;* Pessoas com "dificuldades de aprendizagem";* Hiperativos e/ou deficit de atenção;*  Autistas;* Atraso motor, entre outros.


Pense no futuro: Melhor desempenho profissional. Uma pessoa organizada tem mais possibilidades de obter sucesso em sua vida.

Seu filho(a) vai obter grandes benefícios !!! 
Melhor qualidade de vida !!!Melhor desempenho escolar  !!!



As vantagens ampliam-se para todos os campos da vida (social, familiar, escolar e profissional).


  Seguem abaixo algumas definições da Psicomotricidade:

       “A Psicomotricidade se conceitua como ciência da Saúde e da Educação, pois indifere das diversas escolas, psicológicas, condutistas, evolutista, genéticas, etc. ela visa a representação e a expressão motora, através da utilização psíquica e mental do indivíduo” (AJURIAGUERRA in LOUREIRO,2006).
       “A Psicomotricidade visa privilegiar a qualidade da relação afetiva, a mediatização, a disponibilidade tônica, a segurança gravitacional e o controle postural, à noção do corpo, sua lateralização e direcionalidade e a planificação práxica, enquanto componentes essenciais e globais da aprendizagem e do seu ato mental concomitante. Nela o corpo e a motricidade são abordados como unidade e totalidade do ser. O seu enfoque é, portanto psicossomático, psicocognitivo, psiquiátrico, somato-analítico, psiconeurológico, psicoterapêutico.” (FONSECA in LOUREIRO, 2006).
       “A Psicomotricidade em seus meios e fins jamais se esquece da união psico-afetivo-motora e atua sobre este conjunto, pois os transtornos psicomotores têm as mais diversas manifestações”.(SOUBIRAN in LOUREIRO, 2006).

     “A Psicomotricidade é a otimização corporal dos potenciais neuro, psico-cognitivos funcionais, sujeitos as leis de desenvolvimento e maturação manifestados pela dimensão simbólica própria, original e especial do ser humano.” (LOUREIRO, 2006).

             A Psicomotricidade trabalha com os três pilares: cognitivo, motor e emocional. Sempre tendo em vista o ser humano como um ser integral.  Por exemplo: quando um(a) filho(a) fica bravo(a) por que os pais não permitiram que ele(a) brinque com água, esse criança mostra através de seu corpo (expressão corporal e facial) uma tensão e insatisfação de seu desejo. Existem os aspectos emocionais, motores e cognitivo (o quanto a criança compreende a situação).


As áreas psicomotoras são:

1. Tonicidade;
2. Equilibração:
3. Atenção/Concentração;
4. Orientação Espaço-Temporal;
5. Ritmo;
6. Esquema e Imagem Corporal;
7. Praxia Fina e Global.


A PRIMEIRA ENTREVISTA É UM MOMENTO PARA A FAMÍLIA CONHECER O MEU MÉTODO DE TRABALHO, SEM CUSTO.


2 comentários:

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    1. Grata pela mensagem, dalva nogueira ! Fico muito feliz em contribuir com informações relevantes. Abraços, Paula.

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