ORIENTAÇÃO VOCACIONAL




   A Orientação Vocacional pode ser dirigida pelo Pedagogo ou Psicólogo. O Pedagogo direciona a orientação vocacional por dinâmicas e atividades psicopedagógicas e o Psicólogo aplica testes. Os dois profissionais obtém excelentes resultados. 

   Observo que muitos alunos apresentam alguma dificuldade para descobrir seu talento. Por esta razão, os profissionais e especialistas ajudam nesta descoberta. O autoconhecimento é a fase mais importante. Quando o orientando se conhece,  descobre suas habilidades, o que gosta e o que não gosta. Portanto, terá maior probabilidade de ser assertivo na minha escolha. 

     Para desenvolver o autoconhecimento, existem diversas técnicas e vários espaços / profissionais que  trabalham com adolescentes. Alguns profissionais também desenvolvem o autoconhecimento com crianças do Ensino Fundamental I. Os quais, desde pequenos começam a ter um olhar diferenciado para suas escolhas. Escolher não é fácil e se aprende! Em todos os momentos da nossa vida temos que fazer escolhas. É importante que os pais permitam que seus filhos façam escolhas, desde pequeno, por exemplo: dar três opções de roupa para escolher uma ou duas opções de passeio no fim de semana. A escolha proporciona o autoconhecimento e uma atitude mais assertiva. E desta forma, a escolha passa a ser também mais consciente. O que você gosta de comer ? O que você gosta de vestir ? Onde gosta de viajar ?

     E as escolhas mudam ao longo do tempo, pois mudamos conforme crescemos e amadurecemos. Em fase adulta, também mudamos nossas escolhas por que mudamos internamente.

Paula Ábdo
________________________________________________________________________________________

     Hoje também aprovamos na Comissão de Educação o Projeto de Lei do Senado nº 426/2015, de iniciativa popular, que insere o serviço de orientação vocacional nas escolas. O teste vocacional deve ser oferecido gratuitamente nas redes públicas aos alunos do último ano do ensino médio. Estudantes bolsistas das escolas privadas também devem ter acesso à orientação. O projeto agora segue para o Plenário. LINK da matéria:

https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/122104

Descrição da Imagem ‪#‎PraCegoVer‬: sobre um fundo branco há a ilustração de um menino com um livro na mão. Sobre a imagem, está escrito "CE aprova: escolas de ensino médio devem aplicar teste vocacional aos estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares